Filipe Faria
71 subscribers
362 photos
5 videos
1 file
49 links
Canal do autor
Espalhem a Palavra com stickers de Allaryia https://t.me/addstickers/Allaryia
Download Telegram
Aproveitando a minha estadia na Herzegovina, e como sei que há quem goste dos factóides desta parte do mundo, seguem-se mais uns:

- Há mais de 35 canais desportivos na Bósnia-Herzegovina (embora esse número seja «batota», visto que inclui canais croatas e sérvios). Isso deve-se em parte ao facto de a indústria do jogo ser legal, altamente regulada e extremamente popular nesta parte do mundo, o que explica a transmissão de jogos de, por exemplo, a liga de basquetebol israelita e da liga feminina de voleibol turca.

- Alguns canais sérvios aparecem escritos em cirílico, e outros no alfabeto latino, mas estes últimos têm o hábito absolutamente delicioso de fonetizar nomes e palavras estrangeiras, transformando actores como Jeff Bridges em Džef Bridžis.

- Muitas famílias croatas tentam comprar o mínimo de produtos sérvios, sem deixar de reconhecer a qualidade superior dos mesmos quando esta realmente o é, e fazem os possíveis para não comprar produtos bósnios. E, antes de se comprar qualquer livro, há que ver se está escrito em croata ou bósnio - essencialmente o mesmo idioma, mas este último é tido como artificial pelos croatas, por só ter sido codificado nos anos 90, e também não se escapa a objecções sérias da parte dos sérvios.

- A flor-de-lis consta do brasão da Bósnia e da bandeira das forças armadas desta, e o lírio dourado é a maior distinção militar do país. O lilium bosniacum é uma espécie endémica da região, figurou nas armas do reino desde a Idade Média e foi escolhido como símbolo que distinguisse a Bósnia das vizinhas Croácia e Sérvia. Uma escolha que, num país tão dividido como este, está longe de ser consensual, razão pela qual croatas e sérvios não gostam nada de lírios por estas bandas.
Um pequeno tesouro da biblioteca de um amigo meu em Široki Brijeg, cidade vizinha de Mostar. O "Tolkin" ainda dei de barato, mas o "DŽ. R. R." acabou comigo.
Estiolado

Enfraquecido e descorado por insuficiência de luz ou ar puro; que se alonga extraordinariamente, mas sem tomar cor nem grossura (falando das plantas, ramos, etc.) Estou certo de que…
Uma outra curiosidade da região: em croata, sérvio e bósnio, "laranja" diz-se naranča, do árabe naranj, que se refere à laranja-amarga (citrus aurantium), e usa-se essa palavra tanto para essa variedade como para a mais popular laranja-doce (citrus sinensis). Os mercadores portugueses terão sido os grandes disseminadores desta última, razão pela qual, no resto da Península Balcânica, temos portokall (albanês), portokal (búlgaro), portokáli (grego), portokal (macedónio), portocală (romeno) e portakal (turco). O próprio árabe, que influenciou a palavra naranča, faz a distinção e refere-se à laranja-doce como burtuqal. De que se pode apenas depreender que o eixo servo-croata é o mais amargo dos Balcãs...
A arte de não perder inteiramente o jeito

Conforme o referi na primeira entrada da categoria Blendagens, eu nem me saía mal a desenhar quando era mais novo, antes de me ter dedicado…
Contratempo

Não vou entrar em demasiados detalhes, até porque são embaraçosos para quem já anda nisto há alguns anos, mas digamos que houve um problema com a sincronização dos ficheiros…
Lenitivo

Que acalma, alivia ou conforta. Julgo que usei esta algures no Dragomante, mas difundo-a hoje aqui para expressar o meu alívio. A operação de socorro remota…
Elfa

Nesta altura do campeonato, já me sentia capaz e munido de suficiente conhecimento para tentar algo mais elaborado: modelar uma personagem dos pés à cabeça, esculpi-la e dar-lhe uma…
O princípio do fim

E assim começa, com uma singela frase, seguida de citações coladas de apontamentos e artigos para me ajudar a melhor visualizar e descrever a cena quando tornar a pegar…
Contabescente

Que definha ou emagrece muito por efeito de doença. Espero que ninguém venha a ter ocasião de usar esta palavra, mas que é expressiva, lá isso é.
1001 Escolhas

Há uns tempos, a minha mãe desenterrou uns CD dos baús de memórias e encontrou entre eles o de uma entrevista que me foi feita na Antena 1, no…
Mini-cavaleiro

Começava a perceber que o meu caminho no Blender seria claramente pela via da escultura, e não da modelação, mas decidi dar uma última hipótese a esta após a…
PDI

Esta era para ter sido uma entrada do RCPalavras, mas acabou por se tornar numa simples lamúria. A palavra dizia respeito a «convalescença», e eu aproveitei-a só para me…
O verdadeiro significado

Seja pela chama que se acende quando tudo parece escuro, ou pela ressurreição de uma esperança que já se tinha dado por perdida, espero que este dia e os…
Feira do Livro 2024

Ainda faltam mais de dois meses, mas como já não é a primeira vez que leitores se queixam que, se tivessem sabido mais cedo… Fica já aqui a título…
Maturrangas

Usado na expressão «dar nas maturrangas». Descobrir as manhas; tocar no ponto vulnerável; achar a solução de uma dificuldade. Um regionalismo de Trás-os-Montes que, por mim, bem que se…
Super Mario

Após tanta escultura e modelação, achei que já me poderia aventurar um pouco pela animação. Nada de muito ambicioso, apenas uns movimentos simples em simultâneo, um literal abrir e…
Felizes Viverão… Certamente

O que temos nós aqui? Uma entrada acerca do Felizes Viveram Uma Vez, cinco anos mais tarde? É verdade. E, embora não consiga deixar de sentir que…
Aperreado

Reprimido, sujeito; tratado que nem cão. O problema de comentar sempre estas entradas é que fica a pairar a ideia que a escolha das palavras se deve a um…
Práticas de Escrita

Há quase dois anos, fui convidado para orientar o curso Práticas de Escrita III, na FLUL. Foi um desafio muito interessante, que até correu bastante bem, e,…